PROJETO DE EXTENSÃO

Artes, Diversidade Cultural e Educação é um projeto de extensão e também é disciplina da matriz curricular do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense – Rio das Ostras. O projeto une discentes da universidade e professores da rede pública municipal de Rio das Ostras, em grupos heterogêneos, diversos temas acerca da diversidade cultural, da educação e das artes foram debatidos. Como produtos finais, materiais pedagógicos digitais foram criados por esses grupos, afim de, possivelmente, serem utilizados em sala de aula.

Produtos desenvolvidos no primeiro semestre letivo de 2020:

Site com uma série de atividades que foram desenvolvidas e direcionadas para a educação infantil de forma inclusiva. Nesse caso, o trabalho foi desenvolvido com grupo de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA) e todos os resultados foram registrados nesse site contendo relatos e imagens.
Ebook ilustrado sobre diferentes grupos étnicos raciais voltado para o público da educação infantil. A temática percorre o ambiente escolar e a convivência entre alunos diferentes entre si.
Perfil no instagram do Projeto Identidade Cultural (@idcultrj) conta com indicações de conteúdos para vestibulandos, com a temática da diversidade. Filmes, séries, artistas e músicas foram indicados no perfil. Além de convidados de diversos cursos de graduação que usaram o espaço para contar sobre seus cursos e vivências.
A história em quadrinhos em formato de ebook, ilustrada por uma criança, desmistifica as vivências indígenas e como isso é ensinado nas escolas. De modo lúdico e simples foi voltada para os anos iniciais de ensino da educação básica.
A cartilha digital é um produto que mostra os rostos de jovens e adultos de Rio das Ostras/RJ e região, ao mesmo tempo que dedica um espaço para contar a história e trajetória artística dos mesmos. Foram oito artistas participantes.
Ebook de histórias contadas da tradição griot evidenciando a memória e a ancestralidade.
Ebook de interações e vivências focado no momento pandêmico e pensado na relação entre pais e filhos e seu dia a dia.
Vídeos criados para a plataforma Tik Tok mostrando as diferenças culturais presentes no funk nas regiões do Brasil.

Produtos desenvolvidos no segundo semestre letivo de 2020:

Nesse produto, debates sócio culturais foram levantados através do audiovisual. A partir do diálogo “turma – professor – grupo proponente do projeto” temas foram escolhidos, filmes propostos e o resultado foi o início de uma série de produções textuais, a fim de exercitar a escrita e o pensamento crítico.

Em “um olhar crítico para a cidade”, alunos de um professor de geografia, fotografaram como veem suas cidades e suas ruas. Através dessas fotografias, a partir da vista de janelas, questões como o direito à cidade, aspectos geográficos e a diversidade dos pontos de vista foram discutidas.

Ebook abordando a diversidade cultural por meio da permacultura relacionada a povos indígenas. Diversas atividades práticas são propostas aqui, a fim de ampliar os olhares do leitor para temas como a alimentação e a biodiversidade.

Cartilha virtual com a temática da diversidade racial. Levantando tópicos como o racismo em casa e o diálogo entre escola e casa em relação a essa temática. Conversa com responsáveis e propõe uma atividade de auto reconhecimento para as crianças.

Nesse webfólio se encontram análises sobre a comunidade escolar nos tempos de COVID – 19. Questões como a cidadania e os indivíduos têm se desenvolvido são levantadas aqui. O projeto é fruto de pesquisa e entrevistas com alunos, professores e outros agentes escolares

Equipe 2020

Docentes do Departamento de Artes da UFF – RO

Adriana Russi (coordenadora)