Brasileiros em Israel: memórias e diversidade

Projeto de pesquisa e exposição

Publicações recentes revelam temas e perspectivas variadas dentro dos estudos judaicos no Brasil e extensas publicações acadêmicas sobre identidades judaicas no país. Cerca de 17.000 brasileiros vivem em Israel com uma possível maioria judia. Historicamente, os brasileiros mudaram-se para Israel desde as primeiras décadas do século passado, com aumento do fluxo migratório desde a década de 1970.

O objetivo desta pesquisa é articular investigações anteriores sobre o tema “Brasileiros em Israel”, ampliando dados e debates num novo projeto interdisciplinar e interinstitucional denominado “Brasileiros em Israel: memórias e diversidade”. Este projeto de investigação que terá entre seus desdobramentos uma exposição virtual, ainda está em fase inicial. Temos como grande desafio ampliar o conhecimento e a compreensão deste grupo de imigrantes em Israel, bastante heterogêneo e ainda pouco conhecido. Passada a fase de coleta de dados por questionários eletrônicos, a segunda fase da pesquisa envolverá entrevistas semiestruturadas com o objetivo de desvelar memórias, organizar uma exposição virtual e quem sabe até um museu virtual em um esforço colaborativo.

Equipe

Adriana Russi (UFF; UNIRIO; Hebrew University of Jerusalem Lady Davis Fellowship)

Carlos Alberto Póvoa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Debi Yehoshafat (Ben Gurion University)