MAPAEAMENTO DAS

COLEÇÕES ETNOGRÁFICAS NO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Sul

Paraná: Geslline Braga (UFPR)

Rio Grande do Sul: Maria Helena Sant’anna

Bolsista: Kauê Augusto (UFF) (2020-2021)

Sudeste

São Paulo: Marilia X. Cury (Museu de Arqueologia e
Etnologia da USP), Susilene Elias de Melo (Museu Worikg, Kaigang,
TI Vanuíre, SP)
Rio de Janeiro (coleções de cultura popular): Daniel Reis (Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)
Elizabete Mendonça (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Rio de Janeiro e Espírito Santo: Adriana
Russi (Universidade Federal Fluminense)

Minas Gerais: Lídia Meireles (Museu do Índio / UFU)

Bolsista: Letícia Pereira (UFF), IC Faperj (2019-2021)

Centro-Oeste

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal: Patrícia Osório (UFMT) e Luciana Portela (UnB)

Bolsista: Kauê Augusto (UFF) (2020-2021)

Equipe: Lilian Bazzi, Lucas Yabagata, Marilia Morais, Cauê Dominici

Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe: Renato Athias (Universidade Federal de Pernambuco) e Alexandre Gomes

SOBRE

Em dezembro de 2018 o Comitê de Patrimônios e Museus da  ABA – Associação Brasileira de Antropologia realizou o Seminário “Antropologia e Museus: desafios do contemporâneo”. Ao final deste evento, entre outras deliberações, o Comitê se lançou no desafio de realizar um mapeamento das coleções etnográficas no Brasil. A iniciativa do mapeamento visa identificar objetos e coleções etnográficas que estejam sob a guarda de museus, centros culturais e outras iniciativas culturais comunitárias.

Sabemos que entre as milhares de instituições de memória existentes no Brasil que guardam e preservam objetos, grande parte delas tem artefatos de origem de diversos grupos, entre eles povos indígenas, objetos de arte e cultura popular, artefatos de grupos afro-brasileiros, de imigrantes entre outros. São objetos e /ou coleções representativos do cotidiano, de momentos festivos e especiais desses inúmeros grupos sociais.

O principal objetivo deste mapeamento é conseguir congregar num único local informações gerais sobre estas coleções. Em formato virtual e de acesso e consulta gratuito, a intenção é que no futuro tais informações poderão ter distintos usos e desdobramentos quer entre as comunidades associadas às coleções, quer para os próprios museus, quer entre pesquisadores ou mesmo para a sociedade de forma geral.

Para que possamos avançar nesta iniciativa, organizamos grupos de trabalho pelas regiões do país e acreditamos num trabalho colaborativo.

Norte

Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins: Lucia van Velthem (Museu Paraense Emílio Goeldi), Luciana Carvalho (Universidade Federal do Oeste do Pará), Priscila Faulhalber (Museu de Astronomia e Ciências Afins)

Convidamos a assistir o vídeo de lançamento do Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil, disponível para reprodução logo abaixo:

Informações sobre o projeto: colecoesetnograficas@gmail.com

A coleta de dados da pesquisa é realizada por meio do preenchimento de duas fichas: A e B;  sendo a Ficha A, mais introdutória e responsável por uma parte mais geral do mapeamento, enquanto a Ficha B trata da parte mais específica e aprofundada da pesquisa. Para tal, convidamos instituições, iniciativas e/ou organizações que possuam em seus acervos objetos etnográficos das seguintes tipologias:

Indígena

Arte e Cultura Popular/Regional