Filme “Ramada – Memória e Identidade”

Os professores Johnny Alvarez, do curso de Psicologia da UFF e a professora Rejane Moreira, do curso de Jornalismo da UFRRJ, retornam a Oriximiná, em abril de 2023, como uma das atividades do pós doutoramento de ambos. Os professores visitaram a Aldeia Tawanã e a Comunidade Quilombola de Boa Vista do Cuminã. Na ocasião das visitas técnicas, os professores, junto com os ex alunos do programa de Educação Patrimonial em Oriximiná, Lucas Carpes, Matheus Cruz, Henrique Viana e Henrique Geovane, lançaram o filme “Ramada – Memória e Identidade”. O filme é fruto das atividades do Programa de Extensão, que trabalhou com formação de professores e de comunitários, durante os anos 2012 a 2020.

Encontrão Oriximiná

No dia 26/11, às 18h, acontecerá o Encontrão Oriximiná com o tema “Convergências Afetivas: percursos e experiências com a etnoeducação”. O encontro será mediado pela Adriana Russi e pelo Johnny Alvarez, coordenadores do projeto de extensão em Oriximiná-PA.

Cultivando Mundos

No dia 27 de julho de 2021, às 16 horas, foi realizada a live com o professor e coordenador do programa pós-graduação em Etnoeducação, Johnny Alvarez, pelo grupo Cultivando Mundos. O projeto Cultivando Mundos, formado pelas professoras Samantha Floriano e Livia Puga, tem como objetivo proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre percursos significativos no processo de formação do cidadão do mundo. Por meio de entrevistas, publicações escritas nas redes, campanhas de educação e conscientização, as professoras buscam compartilhar saberes e repensar de forma crítica a Educação nos múltiplos espaços de ensino-aprendizagem. O professor Johnny teve a oportunidade apresentar um pouco da sua trajetória como pesquisador do curso de Psicologia da UFF e também refletir sobre os princípios da Etnoeducação.

Exposição “10 anos do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná: festas e celebrações”

Em agosto de 2018 celebramos uma década de trajetória do Programa. Para comemorar realizaremos uma exposição itinerante com dois principais propósitos. O primeiro é dar visibilidade às ações realizadas desde o início, retratando a relação dialógica do Programa com a sociedade oriximinaense, pautada no ensino-pesquisa-extensão. O segundo está assentado na formação dos estudantes envolvidos nesta ação, através da interdisciplinaridade e interprofissionalidade que há uma década caracterizam nosso Programa. O eixo condutor da exposição são os rituais, as celebrações e festas vivenciadas, pesquisadas e registradas ao longo destes dez anos de intervenção extensionista, na abordagem da Etnoeducação.

Artes e Diversidade Cultural: uma experiência de etnoeducação

Live promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Itaúna (MG) em outubro de 2020 com a participação dos profs. da UFF Adriana Russi e Gilmar Rocha relatando os desdobramentos das experiências de etnoeducação.

Retomada das aulas da pós-graduação

Hoje, 30 de Outubro de 2017, foram retomadas as aulas do curso de pós graduação lato sensu em Etnoeducação na UAJV. Os professores Johnny Alvarez, Emílio Nolasco e Edilberto Fonseca estão responsáveis pela primeira semana do módulo 2.

Premiações

20171030_115645_Film1

Parabenizamos os bolsistas Matheus Cruz e Camila Martins premiados respectivamente com o 1º e 3º lugar na área de Cultura pelo prêmio Josué de Castro na 22ª Semext-UFF realizado no ano de 2017.