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Trabalho nas Escolas

Os trabalhos aqui apresentados fizeram parte de um processo continuado e aberto de formação de professores pesquisadores na abordagem da “Etnoeducação” e que aconteceu entre 2008 a 2018 e vinculado ao Programa de Extensão da UFF Educação Patrimonial em Oriximiná/PA.  A atuação dos professores, com os olhos para além dos muros das escolas, é uma marca do trabalho extensionista que abrangeu também a pesquisa. Essa experiência de formação de professores suscitou, no ambiente escolar, o interesse por práticas, narrativas e saberes que muitas vezes não atravessavam os seus muros.

 

Em nossos encontros cultivamos a curiosidade pelos saberes-locais. Não para transformá-los em manuais, mas para valorizá-los a partir de um “olhar sensível” para essas práticas. Esta atenção interessada e interessante aguçou e motivou alunos, professores e comunidade nos trabalhos de ensino-aprendizado. Acreditamos que é no LOCAL que encontramos as expressões mais universais, pois estão encarnadas e é onde são vivenciadas. Para tanto, iniciamos o trabalho nas escolas com a abordagem da Etnoeducação a partir de projetos pilotos.

  • 2012 –  Acompanhamos seis projetos pilotos em diferentes escolas e comunidades de Oriximiná. Duas escolas indígenas (E.M.E.F.I. Mapuera e E.M.E.F.I. Santidade), uma quilombola (E.M.E.F.I. São Francisco), uma ribeirinha (E.M.E.F.I. Macedônia), uma urbana ( E.M.E.F.I.  Santa Maria Goretti;) e uma no planalto (E.M.E.F.I.  Nova Betel) respectivamente. Os resultados estão relatados nos Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio volume 2 que se encontram no Acervo Etnoeducação do site.

  • 2013 – O trabalho com as escolas incluiu outras comunidades parceiras, tais como:  E. M. E. F. N. S. DE FÁTIMA – Comunidade Bacabal; E. M. E. F. N. S. DO PERPÉTUO SOCORRO – Comunidade Moura; E. M. E. F. I. MAPUERA – Aldeia Mapuera; E. M. E. F. I. SANTIDADE – Aldeia Santidade;  E. M. E. F. SÃO JOÃO – Comunidade Varre Vento – Arancuã do Meio;  E. M. E. I .E .F. N. S. APARECIDA – Comunidade Boa Vista Cuminã; E. M. E. F. SÃO DOMINGOS SÁVIO – Comunidade Itapecuru; E. M. E. F. SÃO FRANCISCO – Comunidade Araçá; E.M.E.F. SÃO FRANCISCO DO CANINDÉ – Comunidade Jarauacá; E. M. E. I. E. F. SÃO SEBASTIÃO – Comunidade Tabocal. Assim, foi produzido o volume 3 dos Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio. 
  • 2014 – Trabalhamos com as seguintes escolas comunidades:  E. M. E. F. São Sebastião na comunidade Tabocal-Estrada do BEC; E. M. E. F. São Domingos Sávio na comunidade Itapecuru-Baixo Trombetas; E. M. E. F. São Francisco que atende às comunidades São Joaquim, Cachoeira da Pancada, Espírito Santo, Araçá de Dentro, Araçá de Fora e São João; E. M. E. F. Nossa Senhora Aparecida na comunidade Boa Vista Cuminã; E. M. E. F.  São Francisco do Canindé na comunidade do Lago Jarauacá; E. M. E. F. I. Santidade na Aldeia da Santidade; E. M. E. F. I. Mapuera na Aldeia Mapuera. Dessa forma, foi construído o volume 4 dos Cadernos de Cultura e Educação para o Patrimônio. 
  • 2015  Seguimos acompanhando o trabalho nas escolas, mas paralelamente, concebemos o Lato Sensu em Etnoeducação, sobre o qual você pode saber um pouco mais neste site. Nesse ano também fizemos uma formação especial com professores indígenas, ação que aconteceu na aldeia Chapéu. 

 

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