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Etnoeducação

Sob inspiração das palavras de Paulo Freire, desde 2011, o Programa Educação Patrimonial em Oriximiná/PA constrói modos e métodos de entender os processos de ensinar/aprender a partir da perspectiva da intervenção. Neste sentido, o Programa, na figura de sua equipe interdisciplinar, fomenta a formação continuada e a pesquisa em Etnoeducação inspirados na escuta, no compartilhamento de ideias para forjar espaços abertos e heterogêneos de aprendizagem. Propomos, em última instância, arejar os grupos, as escolas e as comunidades no entendimento de que aprender é construir memórias, identidades, territórios existenciais e histórias. Construirmos patrimônios vivos de gente e espaços de convivência das diferenças.

Como bem nos indica o nome Etnoeducação, este novo fazer procura articular a inspiração na etnografia sobre os saberes locais como elemento deflagrador de processos educativos. Para tanto, são escolhidos temas relevantes para cada comunidade e, a partir da inspiração da prática etnográfica, realizamos pesquisas, entrevistas, fotos, vídeos e etc… sobre saberes e fazeres tradicionais. Estes temas estão expostos em nossos projetos e têm motivado, em múltiplos sentidos, a construir processos de formação permanente para dar respostas acadêmicas às realidades marcadas pela diversidade cultural.

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir da discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.” 

Paulo Freire 

O Programa tem se esforçado em promover projetos continuados de educação em Oriximiná, que articulam essas temáticas numa perspectiva circular e coletiva. Nesse sentido, nosso esforço é conceber uma prática que integra múltiplos atores (professores, alunos, comunitários) de diversas regiões e locais de Oriximiná e do Rio de Janeiro. As ações são sistemáticas e continuadas e agregam campos como Psicologia, Produção Cultural, Direito, Educação, Serviço Social, Antropologia e Comunicação.

A Etnoeducação, para nós, se apresenta como método, ferramenta e modo criativo e aberto de pensar os processos de ensino e aprendizado. 

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